quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sim, nós temos um recorde!



Foto: http://www.esperancaconduru.org
Quem vem até a Praia do Sargi, no sul da Bahia, não tem só à sua disposição as exuberantes águas e quilômetros de areias para caminhar e relaxar. Além disso, tem também a oportunidade de conhecer de perto uma floresta que é detentora de um recorde: a maior diversidade vegetal por metro quadrado do mundo!

Estamos falando do Parque Estadual Serra do Conduru (PESC), área que protege um dos biomas mais ameaçados do Brasil, a Mata Atlântica. Uma pesquisa realizada no parque revelou que em somente um hectare (aproximadamente um campo de futebol), existem 458 espécies diferentes de árvores! Dá para imaginar? 

O Parque completou em 2012, 15 anos de existência, e é caracterizado por estar sempre verde. Possui árvores de até 40 metros de altura e densa vegetação arbustiva: são samambaias, bromélias, palmeiras, trepadeiras, orquídeas e cactos que encantam o olhar de qualquer pessoa. E ainda tem espécies endêmicas, que só existem ali, naquela região!

O PESC tem mais de 9,2 mil hectares e abrange os municípios de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca (cidade onde fica a praia do Sargi, na vila de Serra Grande).

Para chegar: Quem vem de Salvador pode pegar o ferry-boat para Bom Despacho (Ilha de Itaparica) e ir até o trevo de Serra Grande pela Rodovia BA-001. Também há ônibus do terminal de Bom Despacho para Serra Grande. Quem vem de Ilhéus pode ir direto pela rod. BA-001, seguindo o litoral até o trevo da Serra Grande. Para quem já está em Serra Grande pode pegar a estrada que liga o Trevo ao Parque do Conduru – rodovia BA-653 (Serra Grande/Uruçuca). Nos dias de chuva, o melhor é ir com veículos 4x4.

Com informações do PESC. Saiba mais: http://www.parquedoconduru.org/


Nenhum comentário:

Postar um comentário