terça-feira, 20 de novembro de 2012

Turismo com responsabilidade: só boas recordações



Curtir belas férias em uma linda praia, junto à natureza. Visitar parques, monumentos históricos, lugares antes desconhecidos, saborear pratos diferentes... Hum, uma viagem deixa muitas recordações nas nossas vidas! Por outro lado, os turistas podem deixar lembranças pouco agradáveis pelos locais onde passam, como os impactos ambientais trazidos com a atividade - sujeira, poluição, degradação ambiental, entre outros problemas.

Ser turista requer responsabilidade e consciência social, cultural e principalmente ambiental. E não é nada complicado colaborar para fazer um turismo mais sustentável. Aqui vão algumas dicas para ajudar conservar o meio ambiente, valorizar as comunidades locais e só trazer boas histórias para contar.

O cuidado deve começar no momento em que se decide pela contratação da agência de viagens até o seu retorno ao destino de origem. Por exemplo, é importante notar se as empresas contratadas seguem alguns princípios básicos do turismo consciente em suas operações, como gerar o mínimo impacto ambiental possível, valorizar a cultura e a mão-de-obra locais e saber se suas atividades prezam pela economia dos recursos naturais.

Se for viajar de avião, opte por voos sem escala e confira se a sua companhia aérea possui programa de neutralização de carbono. Se precisar alugar carro, escolha aqueles flex ou híbridos, assim você colabora com a redução de emissões de gases de efeito estufa. E já no destino, quando possível, caminhe bastante, use bicicletas ou transporte público e contrate guias e excursões locais, assim você também contribui com a população que mora na região que você visita.

Na hora das compras, valorize a cultura, a arte e, claro, a culinária regional: sempre há surpresas incríveis! Uma dica boa é levar uma sacola ou ecobag na mala para compras. Elas também servem para guardar o lixo quando não há local para depositar, por exemplo. E por falar em lixo, é muito legal se informar sobre a reciclagem no local que você está visitando e, claro, fazer a sua parte!

Com informações de: OMT e WWF-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário